ESTRUTURA DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NAS EMPRESAS TÊXTEIS DE SANTA CATARINA

Jairo Dias, Edson Tetsuji Mizoguchi, Fernando Antônio Forcellini, Marcelo Gitirana Gomes Ferreira

Resumo


Este artigo apresenta um panorama atual das empresas têxteis de Santa Catarina com relação ao processo de desenvolvimento de produtos e como estas estão estruturadas para inovação. Mostra o processo desde o nascimento da ideia até a concepção do produto, sua inserção no mercado e as estratégias para descontinuidade destes produtos. Para esta pesquisa foi utilizada a metodologia de estudo de casos e escolhidas três empresas representativas do segmento têxtil do estado aplicando também a análise de conteúdo para contribuição no entendimento do resultado final. Ao final, observa-se que a grande maioria das empresas entrevistadas têm suas iniciativas de inovação alinhadas ao planejamento estratégico, porém nem todas disponibilizam tempo, benefícios e incentivos para seus colaboradores e parceiros.  Não há um processo totalmente estruturado, porém, procuram trabalho intersetoriais com equipes multidisciplinares.


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