A Banalização do Design na contemporaneidade e seu impacto no papel do designer dentro da indústria da Moda

Giselle da Costa Araújo

Resumo


O presente estudo propõe uma reflexão sobre a problematização do design de moda no momento globalizado. Ao analisar o presente período de banalização do design pelo mecanismo do fast fashion, questiona-se aqui o dilema vivido pelos jovens designers e alguns pontos da realidade da prática do design dentro das organizações. Nesse contexto, se discutirá a importância de ressignificar o papel do designer de moda e de viabilizar o diálogo entre os diferentes sujeitos do processo de criação durante o ciclo de vida de desenvolvimento do produto na indústria da moda. Por fim, o estudo concluirá com uma proposta de design colaborativo e interdisciplinar para a indústria da moda. Estes apontamentos foram realizados por meio de método bibliográfico sugerido na disciplina O Design Posto em Questão, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo -USP, no segundo semestre de 2015.

Palavras-chave: Design de Moda, Fast Fashion, Interdisciplinaridade.

 


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Referências


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