ALTERAÇÃO DIMENSIONAL DE MICROCÁPSULAS POR ELETROASPERSÃO PARA APLICAÇÃO EM TÊXTEIS BIOMÉDICOS

Gabriela Maestri, Rafaela Bohaczuk Venturelli, Antônio Augusto Ulson de Souza, Ana Paula Serafini Immich

Resumo


Os têxteis funcionais são cada vez mais desejados, pois trazem funcionalidades específicas em diversas áreas, permitem maior conforto, proteção e segurança, tendo destaque no setor farmacêutico. A microencapsulação de agentes ativos em artigos têxteis biomédicos proporciona vantagens, como por exemplo, a possibilidade de obter-se um dispositivo que produz a liberação controlada de fármacos, para uso em tratamentos pós-cirúrgicos, doenças ou traumas. O objetivo deste estudo é propor uma técnica alternativa de encapsulação que possibilite a redução de diâmetro de microcápsulas de alginato e fármaco a serem incorporadas em têxteis biomédicos funcionais. As microcápsulas foram obtidas pelos métodos de eletroaspersão e com auxílio de seringa convencional. Foi possível perceber que as microcápsulas produzidas por eletroaspersão apresentaram uma redução de até 62% no diâmetro em comparação com as obtidas via seringas convencionais.


Texto completo:

pdf

Referências


COELHO, R. F. R.; Produção e caracterização de têxteis com propriedades hidratantes. Tese de Mestrado, Universidade do Porto, Portugal, 2010.

COSTA, S.; O esporte na formação e integração dos estudantes: tecnologia e vestuário esportivo. II Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

FERREIRA, I. L. S., MAURÍCIO, L. P. A., AQUINO, M. S., OLIVEIRA, F. R.; Aplicação de materiais têxteis na área da saúde. In anais do 2 Congresso Científico Têxtil e de Moda, São Paulo, 2014.

FREIRE, C., PEREIRA, C., PEIXOTO, A., FERNANDES D.; A versatilidade das nano-sílicas: da catálise aos têxteis funcionais. Revista Químicap. 23-33. Universidade do Porto, 2014.

JOÃO, C. A. R.; Encapsulação e libertação controlada de fármacos. Dissertação de mestrado. Instituto Politécnico de Bragança, Novembro de 2013.

REVISTA. Revolução nos implantes têxteis. Rev. Portugal têxtil, Setembro de 2012.

MENDES, V. J. L.; Desenvolvimento de revestimentos poliméricos funcionais curáveis por radiação UV. Tese de Mestrado, Universidade do Porto, 2010.

SHALAKA, D. S. R., AMRUTA, N., PARIMAL, A.; Journal of Pharmacy Research, No. 6, 1098-1102. 2009.

VENTURA, S., CARNEIRO, N., SOUTO, A. P.; Acabamento de têxteis multifuncionais com nanocompósitos poliméricos. Universidade do Minho, Portugal, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.