Otimização do portfólio de uma confecção de moda íntima: uma abordagem utilizando Programação Matemática

Isis Coelho Lima, Marcos Santos, Angélica Coelho Lima, Renato Santiago Quintal

Resumo


No âmbito da Pesquisa Operacional (PO), a Programação Linear (PL) caracteriza-se como uma técnica de otimização voltada para a solução de modelos descritos por equações lineares, beneficiando-se da capacidade crescente de processamento dos computadores. O artigo em tela apresenta um problema de programação linear (PPL) clássico, formulado a partir de informações da indústria têxtil. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é propor um mix de produção que maximize as receitas de uma confecção de moda íntima feminina localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro, a partir de uma dada quantidade de insumos disponíveis. Comparando-se a prática atual da empresa e o cenário proposto pelo modelo, otimizado por meio do Método Simplex, verificou-se uma melhora no balanço anual da confecção da ordem de 9,3%, que, no ano de 2015, iria de R$161.223,53 para R$176.219,31.


Texto completo:

pdf

Referências


ALMEIDA, A. T. Processo de Decisão nas Organizações: construindo modelos de decisão multicritério. 1ª Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2013.

CORRAR, L. J.; THEÓPHILO, C. R.; BERGMANN, D. R. Pesquisa Operacional para Decisão em Contabilidade e Administração. 2ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

HILLIER, F. S., LIBERMAN, G. J. Introdução a Pesquisa Operacional. 8ª Ed. - Porto Alegre, RS: Mc Graw-Hill, 2006.

KELLER, P. F. Competição global & competição local: uma análise das relações interfirmas no cluster têxtil de Americana–SP. Enfoques – Revista Eletrônica dos alunos do PPGSA, mar. 2004.

LACHTERMANCHER, Gerson. Pesquisa Operacional na tomada de decisões.3ª Ed. Rio de Janeiro-RJ: Campus, 2007.

LINS, M. P. E.; CALÔBA, G. M. Programação Linear. 1ª Ed. Rio de Janeiro- RJ: Interciência, 2006.

LOESCH, C.; HEIN, N. Pesquisa Operacional – Fundamentos e Modelos. São Paulo: Saraiva, 2009.

MENDES, S. M. F. Filiais brasileiras na rede mundial do setor têxtil: análise de algumas empresas industriais globalizadas a partir da gama de produtos, das etapas produtivas e das funções corporativas. Relatório de atividades final CNPq. Araraquara, 2003.

SILVA, E. M.; GONÇALVES, V.; MUROLO, Carlos A. Pesquisa Operacional para os cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis, 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Taha, H. A. Pesquisa Operacional. 8ª Ed. São Paulo: Pearson, 2008.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 15ª Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014.


Apontamentos

  • »
  • »


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.