ESTUDO DA CAPILARIDADE EM MALHAS PRODUZIDAS A PARTIR DE FIOS VORTEX E ANEL E A NÃO INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NESTA PROPRIEDADE

Maria Sane Viana, Kátia Moreira de Melo, Jônata Silva do Nascimento, Caroliny Minely Santos, Marcos Silva de Aquino

Resumo


O estudo da capilaridade em tecidos de malha é de grande importância para se saber aspectos relevantes que interferem de alguma forma na hidrofilidade das malhas, dependendo de suas composições. Diante disto, foi analisado nesse trabalho a capilaridade em amostras de tecidos de malhas produzidas a partir de dois tipos de fios, Anel e Vortex, e variando a temperatura com o objetivo de verificar essas influências. Os resultados mostram que o tipo do fio influencia na propriedade estudada, ou seja, o fio Anel, o qual possui torção apresenta maior arrasto vertical quando comparado com o fio Vortex. Entretanto, no que diz respeito a temperatura, esta não exerce influência na propriedade de capilaridade.


Texto completo:

pdf

Referências


Cruz, J; Fangueiro, R; Araújo, P e Araújo, F. Gestão de Humidade em Malhas: Estudo de Durabilidade. Guimarães, 2011. Disponível em: < http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/15716 > Acesso em abril. 2016.

Gase, F; Bittencourt, E. Estudo das Propriedades de Conforto em Tecidos de Malha das Fibras Sintéticas de Poliéster e Poliamida 6.6: Permeabilidade ao Vapor, Transporte de Umidade e Proteção Ultravioleta Campinas, 2010. Disponível em: http://www2.cetiqt.senai.br/ead/redige/index.php/redige/article/view/34 > Acesso em abril. 2016.

Haddad, M.F.; Watanabe, T.; Borelli, C. Influência do Tipo de Fio e do Ligamento no Transporte de Umidade Em Tecidos Planos, São Bernardo do Campo, 2013. Disponível em: http://fei.edu.br/70anos/simposio/trabalhos2013/textil/marcella_freitas_haddad_toshiko_watanabe_amilla_borelli.pdf > Acesso em abril. 2016.

Rameshkumar, C.; Anandkumar, P.; Senthilnathan, P.; Jeevitha, R. e Anbumani, N. Comparitive Studies on Ring Rotor and Vortex Yarn Knitted Fabrics. Sathyamangalam, 2008. Disponível em: < http://www.autexrj.com/cms/zalaczone_pliki/2-08-4.pdf > Acesso em abril. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.