AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO DESCARTE INCORRETOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS TÊXTEIS NAS CONFECÇÕES NA CIDADE DE APUCARANA

Luana Dumas, Isabele Proenca Mariano, Thiago Damião dos Santos

Resumo


A indústria de confecção transforma a matéria prima têxtil em roupas e acessórios comercialmente atrativos e desta etapa da cadeia produtiva têxtil há a geração de uma grande quantidade de resíduos sólidos provenientes principalmente da etapa de corte. Este estudo objetiva identificar o descarte incorreto dos resíduos sólidos têxteis das industriais de confecção  da cidade de Apucarana e correlacionar os impactos ambientais decorrentes. Observou-se grande volume de tais resíduos e sua destinação incorreta pode propiciar a sua reclassificação para resíduos perigoso. Verificou-se a necessidade de criação de programa de gerenciamento de resíduos sólidos têxteis provenientes dessas industrias de forma a propiciar a correta destinação desses resíduos.


Texto completo:

pdf

Referências


ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL. Plano de desenvolvimento do arranjo produtivo local bonés de Apucarana – Relatório Final, 2014. Disponível em: < http://portalapl.ibict.br/export/sites/apl/galerias/Biblioteca/PD_PR_Bones_de_Apucarana.pdf> Acesso em: 12/04/2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 10004: Resíduos sólidos – Classificação, Rio de Janeiro, 2004

DUMAS, Luana. Gestão de resíduos sólidos têxteis no Laboratório de modelagem e

confecção na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Apucarana. 3° CONTEXMOD. Volume 1, número 3, 2015.

GOMES, Maria de L. B. Um modelo de nivelamento da produção à demanda para a indústria de confecções do vestuário segundo os novos paradigmas da melhoria de fluxos de processos. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis – SC, 2002.

JUNIOR, F.R.L.; FRANCAROLLI, R.L.; GALDAMEZ, E.V.C. Gestão de resíduos têxteis: um estudo de caso em um arranjo produtivo do setor de vestuário. Maringá, 2010.

MARCHI, C. M. D. F. Cenário mundial dos resíduos sólidos e o comportamento corporativo brasileiro frente à logística reversa. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 1, nº 2, p. 118-135, jul./dez. 2011. ISSN: 2236-417X.

MARTINS; S. B.; PEREZ; I. U. Estratégias para a redução de resíduos no setor de confecção de produtos de moda. In: VIII COLÓQUIO DE MODA, 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2012.

MESACASA, A. A Indústria de confecção do vestuário do município de Pato Branco: aspectos de desenvolvimento, gestão, design e proposta de reaproveitamento dos resíduos têxteis. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional). Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Pato Branco - PR, 2012.

PLUMATEX - Reciclagem de fibras têxteis. Disponível em: < https://www.facebook.com/Plumatex-Reciclagem-de-Fibras-Texteis-285053234947201/> Acesso em: 16.04.2016.

SOUZA, Marcelle R.; SOUZA, Ricardo G. de; PONTES, André T. Preparação e Acondicionamento. In: Valle, Rogério; Souza, Ricardo Gabbay de (org.) Logística reversa: processo a processo. São Paulo: Atlas, 2014. p. 102-105.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.