EXPERIÊNCIA COM ARTESÃOS FUNDAMENTADA NO DESIGN
Resumo
No contexto de formação na produção do artesanato, este trabalho apresenta o resultado das ações de um projeto de design para a qualificação de artesãos cearenses. Trinta e seis comunidades de artesãos do estado do Ceará, incluindo a capital, participaram do Curso Fundamentos do Design para Qualificação de Artesãos. Esse trabalho aborda esta experiência, resultado da mediação docente/discente do curso Design-Moda/ICA-UFC, no processo ensino-aprendizagem em projeto de extensão universitária. O trabalho tem como objetivo analisar a experiência e os resultados obtidos a partir de uma qualificação cujo intuito é desenvolver o potencial criativo do artesão. A experiência permitiu vivenciar conhecimento com as mais diversificadas tipologias de artesanato, como também agregou muitos saberes ‘emancipatórios’ a todos os participantes do processo ensino-aprendizagem. O Projeto foi de elevada importância tanto para a interferência no produto artesanal por meio da incorporação cultural no produto trabalhado, quanto na autonomia e autoestima dos profissionais envolvidos.
Texto completo:
pdfReferências
BONSIEPE, G. Design como prática de projeto. São Paulo: Blücher, 2012.
CARMO, P. S. de S. O artesão brasileiro: intérprete da cultura regional e artífice da economia solidária. Dissertação Mestrado (Direito), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
DJAU, M. A.; ROLDAN, V. P. S.; CABRAL, A. C. de A.; SANTOS, S. M. dos; PESSOA, M. N. M.; MELO, F. V. S.; MELO, S. R. da S. Artesanato de renda de bilro e desenvolvimento local: uma análise do processo de institucionalização da atividade no município de Aquiraz, Ceará, Brasil. DELOS Revista Desarrollo Local Sustenible, v. 5, n. 15, p. 1-22, out. 2012.
FILGUEIRAS, A. P. A. Aspectos socioeconômicos do artesanato em comunidades rurais no Ceará – O Bordado de Itapajé-CE. Dissertação Mestrado (Economia Rural). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
GOMES FILHO, J. Ergonomia do objeto: bases conceituais. São Paulo: Escrituras Editora, 2006.
GOMES, G. C. C.; ARAÚJO, M. do S. de. Artesanato e moda: inovação e funcionalidade – uma referência cultural no Piauí. Anais... 9°Colóquio de Moda – Fortaleza- Ceará ‐ 2013.
LUPTON, E.; PHILLIPS, J. C. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
PEREIRA, J. C. da C. Artesanato – definições, evolução e ação do ministério do trabalho, programa nacional do desenvolvimento do artesanato. Brasília: Ministério do Trabalho, 1979.
RUIZ, G. G. Estudio de diseño. Sobre la construcción de las ideas y su aplicación a la realidad. Buenos Aires: Emecé Editores, 1994.
RÜTHSCHILLING, E. A. Introdução ao design de superfície. Porto Alegre: Núcleo de Design de Superfície–UFRGS, 2006.
SANTOS, E. T. Exportações de artesanato no Ceará no período de 2004 a 2006: desafios e oportunidades. Dissertação Mestrado (Administração), Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2007.
VERGARA, S.; SILVA, H. Organizações artesanais: um sistema esquecido na teoria das organizações. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 6, n. 3, p. 32-38, jul. 2007.
WONG, W. Princípios da forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.