ANÁLISE DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM TÊXTIL DO IFSC – CAMPUS ARARANGUÁ

Angela Maria Kuasne, Rose Marie Ferreira da Silva, Ana Cristina Ferreira Geraldo, Fernando Giacomini

Resumo


Este estudo buscou traçar um panorama da trajetória profissional e a continuidade dos estudos dos egressos do curso Técnico em Têxtil do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Araranguá. Para isso, foi elaborado um questionário contendo perguntas sobre atuação profissional que foi enviado por meios eletrônicos aos 155 formados no referido curso entre 2008 quando do seu início até 2016. Analisados os resultados evidenciou-se um excelente grau de satisfação pelo curso e pelo impacto na trajetória profissional dos egressos, entretanto algumas questões também evidenciadas pela análise dos dados desta pesquisa apresentam-se como desafios para a compreensão sobre as relações de gênero e o mundo do trabalho, assim como o alinhamento de estratégias de inserção profissional e acompanhamento de egressos, necessitando-se de maiores estudos.


Texto completo:

PDF

Referências


BARDAGI, M. P.; LASSANCE, M. C. P.; PARADISO, Â. C. Trajetória Acadêmica e Satisfação com a Escolha Profissional de Universitários em Meio de Curso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 4, n. 1, p. 153–166, 2003.

ARAÚJO, M.; E. M. de Castro e MELO. Manual da Engenharia Têxtil. Calouste Gulbenkian, Lisboa: 1984.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

GAMBARDELLA, A. M. D.; FERREIRA, C. F.; FRUTUOSO, M. F. Situação profissional de egressos de um curso de nutrição. Revista de Nutrição, v. 13, n. 1, p. 37–40, 2000.

HORTALE, V. A.; MOREIRA, C. O. F.; BOCHNER, R.; LEAL, M. do C. Trajetória profissional de egressos de cursos de doutorado nas áreas da saúde e biociências. Revista de Saúde Pública, v. 48, n. 1, p. 1–9, 2014.

MACHADO, A. de S. Acompanhamento de egressos: caso cefet-pr - unidade de curitiba. 2001. Universidade Federal de Santa Catarina, 2001. Disponível em: . Último acesso em 29 de novembro de 2016.

MEHEDFF, NASSIM GABRIEL. A avaliação da educação e a inserção dos egressos do ensino médio no mercado de trabalho. Brasília; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. De. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SCHWARTZMAN, S.; CASTRO, C. D. M. Ensino, formação profissional e a questão da mão de obra. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 21, n. 80, p. 563–624, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.