ALTERNATIVAS INOVADORAS E SUSTENTÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE MODA, COM ÊNFASE NAS TÉCNICAS DE IDEAÇÃO E MODELAGEM FOCADAS NO ZERO WASTE: UMA ABORDAGEM SLOW FASHION

SUELEN RIZZI, ANNE ANICET, HELI MEURER

Resumo


O presente artigo versa sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis no design de moda, levando em conta algumas alternativas inovadoras na cadeia de sustentabilidade existentes nos processos de ideação e modelagem de peças de vestuário focados no zero waste ou “resíduo zero”. Essa abordagem engloba a utilização total dos recursos na configuração dos produtos utilizando técnicas de modelagem com formas geométricas, a subtraction cutting e a moulage. Processos voltados a uma abordagem ambientalmente responsável e direcionada para o slow fashion ou “moda lenta” que valoriza a qualidade, atemporalidade e durabilidade das peças produzidas sob esse enfoque. Foi realizada uma revisão teórica da literatura acerca do assunto. Dessa forma, foi possível compreender que, utilizando-se dessas metodologias inovadoras, é possível criar e confeccionar produtos sustentáveis em uma escala menor, que se mostram como uma alternativa responsável perante aos desafios da sociedade de consumo.


Texto completo:

PDF

Referências


ANICET, Anne; RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. Contextura: processos produtivos sob abordagem Zero Waste. ModaPalavra e-Periódico, Florianópolis, v.6, n.12, p. 18-36, julho - dezembro 2013.

ANICET, Anne; RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. Substraction Cutting: análise do método de modelagem para linha de produção. COLÓQUIO DE MODA, 10, 2014. Caxias do Sul/RS, Anais.

BÜRDEK, Benhard E. Design: teoria e prática do design de produtos. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.

FISCHER, Anette. Construção do Vestuário: planejamento de coleção. Porto

Alegre: Bookman, 2010.

FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda e sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Senac São Paulo, 2011.

GWILT, Alison. Moda sustentável: um guia prático. 1. ed. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014.

ROBERTS, Julian. Subtraction Cutting. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2016.

SALCEDO, Elena. Moda ética para um futuro sustentável. Barcelona: Gustavo Gili, 2014.

TREPTOW, Doris. Inventando Moda: planejamento de coleção. 5. ed. São Paulo: Doris Treptow, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.