DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO PARA DETERMINAÇÃO DE CÁLCULOS DE PRODUÇÃO DO SETOR DE FIAÇÃO DE ALGODÃO

Arissa Sumikawa Miashita, Flávio Avanci de Souza, Muriel de Souza Godói, Caroline Apoloni Cionek

Resumo


A utilização de aplicativos em dispositivos móveis está presente em pequenas ações cotidianas, desta forma pesquisas e desenvolvimentos são realizadas e fomentadas nas diversas áreas do conhecimento. No setor industrial têxtil há diversas atividades envolvidas, destacando a fiação de algodão, onde a linha de produção possui equipamentos que necessitam de cálculos de produção para o ideal dimensionamento ou planejamento e controle de produção. Neste trabalho desenvolveu-se um aplicativo (APP) Android que consiste em uma calculadora para o cálculo de produção de equipamentos de fiação de algodão, por meio de uma simples substituição numérica em campos específicos, em tempo real. A metodologia utilizada foi por meio de conceitos do desenvolvimento de aplicativos moveis para plataforma Android. Adicionalmente, o aplicativo apresenta ícone específico com a teoria referente a tecnologia da fiação em cada setor e fórmulas para a realização dos cálculos, auxiliando os cálculos de produção nos diversos setores do fluxo de produção de uma fiação de algodão.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR NETO, Pedro Pita. Fibras têxteis. Rio de Janeiro, RJ: SENAI, v. 1, 1996.

DEITEL, P.; DEITEL, H.; WALD, A. Android 6 para programadores: uma abordagem baseada em aplicativos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.

FIBRACEL 2000, Fibra Cortada de Viscose – Manual Técnico para Fiações. Disponível em: < http://www.abqct.com.br/artigost/Manual Fiação Viscose.pdf >. Acesso em: 12 jan. 2017.

RIETER 2014. Rieter Products. Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2016


Apontamentos

  • Não há apontamentos.