DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS COMPÓSITOS HÍBRIDOS A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DE FIBRA DE VIDRO PROVENIENTE DA INDÚSTRIA EÓLICA

Professor Fonseca Lucena, Professor Ribeiro Oliveira, Professora Steffens, Professor Ladchumananandasivam

Resumo


A utilização da energia eólica em larga escala já evidenciou seus benefícios com grandes projetos ao redor do mundo. Devido ao baixo nível tecnológico dos processos produtivos dos componentes de uma torre de produção deste tipo de energia, ocorre a geração de enormes quantidades de resíduos que podem causar impacto negativo ao meio ambiente. Um dos principais componentes para a concepção dos geradores eólicos são as pás, que são produzidas através da laminação de grandes moldes que contêm, entre outros componentes, a fibra de vidro, da qual um elevado percentual é eliminado no momento do corte do substrato têxtil. Uma forma de se contornar o problema do descarte dos resíduos provenientes da fabricação das pás eólicas é a reutilização destes no desenvolvimento de novos materiais. Esta ação, além de diminuir o impacto ambiental, também pode interferir no custo final de um determinado produto. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência do uso dos resíduos de fibra de vidro no desenvolvimento de compósitos resinados com poliéster. Para tal, inicialmente os substratos de fibra de vidro descartados pela indústria eólica foram avaliados mecânica e morfologicamente. Com o intuito de agregar mais valor e diminuir o impacto ambiental foram produzidos compósitos com fibra de vidro e compósitos híbridos, reforçados por vidro e juta. Os resultados demonstraram que a fibra de vidro descartada possui excelente potencial para ser reaproveitada na concepção de diferentes compósitos. 


Texto completo:

PDF

Referências


FERREIRA, A., FERREIRA, F. & PAIVA, M. C. 2012. Textile Sensor Applications with Composite Monofilaments of Polymer / Carbon Nanotubes. Advances in Science and Technology, 80, 65-70.

OLIVEIRA, F. R., FERNANDES, M., CARNEIRO, N. & PEDRO SOUTO, A. 2013. Functionalization of wool fabric with phase-change materials microcapsules after plasma surface modification. Journal of Applied Polymer Science, 128, 2638-2647.

FANGUEIRO, R. Optimização do desenvolvimento de preformas em malha para materiais compósitos, Dissertação de doutorado, Universidade do Minho;

Mirtânia Antunes Leão, Fibras de Licuri: Um reforço alternativo de compósitos poliméricos, Dissertação de Mestrado, UFRN.

Maron, G.; Harel, H.; Neumann, S. Fatigue Behavior and Dependent Properties of Aramid Fiber/Carbon Fibre hybrid Composite, Composites, Composites, 20 (6): 537-544, (1989)

Fernando, G.; Dickson, R.F.; Adam, T.; Reiter, H.; Harris, B. Fatigue Behavior of Hybrid Composties: Part 1: Carbon/Kevlar Hybrids, Journal of Materials Science, 23: 3732-3743, (1998).

HORROCKS, A. R.; S. C.; “Handbook of Technical Textiles”. Cambridge Woodhead Publishing Limited; 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.