Acervo Têxtil como Ferramenta para Projetos de Ensino, Cultura e Extensão

Ana Luiza Sérgio, Analucia Viviani Recine, Mariana Yuri Yoshino, Mauricio Campos Araujo, Yasmin Monteiro Queiroz

Resumo


A Biblioteca da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH, dispõe de uma coleção de artigos e suprimentos das indústrias têxteis e de confecção, que servem de subsídio ao ensino e à pesquisa dos alunos do curso de Têxtil e Moda dessa Escola. Este acervo é formado predominantemente por bandeiras têxteis e catálogos de tecidos, acompanhado de aviamentos, roupas e suprimentos para o beneficiamento têxtil. Neste artigo é mostrado alguns dos resultados obtidos durante o projeto realizado na tecidoteca que se sustenta em um tripé: Ensino, Pesquisa, Extensão, e a importância destes. Para a concretização desse projeto, foi necessário reunir esforços de pesquisadores do curso de Têxtil e Moda e equipe da Biblioteca da EACH. Esse trabalho é complementado por pesquisas que tem a Tecidoteca como pano de fundo e aprofundam o conhecimento em desenvolvimento e manutenção de coleções de artigos têxteis. 


Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Izabelle Sousa. A Implantação de uma Modateca como fator de desenvolvimento para indústrias de moda do Arranjo produtivo local do Agreste. Revista de Extensão da Universidade de Taubaté: UNITAU, Taubaté, v. 2, n. 1, p.1-12, 2009.

CHIARELLO, Ilze Salete. Ensino, Pesquisa e Extensão: uma visão interdisciplinar. In.: Extensão em Rede – Revista de Extensão do sistema ACAFE. Ano 2, no 2. Florianópolis, 2004.

GOMES, Carla; CAFÉ, Fernanda; ROMÃO, Juliana. Modateca: SENAC São Paulo. 2014. Institucional SENAC São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2017.

MORELLI, Graziela; HANSEN, Cynthia; DIAS, Juliano. Projeto de ampliação da Teciteca e criação da Modateca: Acervo para pesquisa dos acadêmicos do curso de Design de Moda da UNIFEBE. Revista da Unifebe, Brusque, v. 64, n. 45, p.1-20, jan. 2011. Semestral.

SENAC (São Paulo) (Org.). A Modateca em poucas palavras. 2017. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2017.

TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento de coleção. 3.ed. Brusque: do autor, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.