A ABORDAGEM DO DESIGN THINKING PARA INOVAÇÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO DE MODA

Marina Gomes Nuernberg, Mayara Atherino Macedo, Mariana Martorano, Nelson Casarotto Filho

Resumo


O mercado da moda é altamente competitivo, as industrias tem igual acesso à informação e novas tecnologias. Com isso, a inovação consiste em um atributo essencial neste ramo. Contudo, em uma corporação que apresenta produtos com frequência, inovar não precisa, necessariamente, ser no produto final. No seu processo de criação e produção, também pode haver mudanças que resultarão em novos produtos e conceitos. Para acompanhar as mudanças do mundo exterior, uma organização deve estar em constante movimento internamente e isso acontece quando se aplica inovação – que pode ser de processos, de produto, de marketing e organizacional. Um método que pode contribuir para o processo de inovação empresarial é o design thinking. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar a metodologia do design thinking como um processo que gera inovação ao processo de desenvolvimento de um produto de moda. O artigo aborda a metodologia do design thinking, bem como seus processos, relacionando-a com o processo de inovação. Este estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica, coletando informações relevantes sobre o tema. Para tal, ao longo do documento serão descriminadas tais abordagens e de que forma se aplicam em uma empresa para melhoria de processos. O design thinking consiste um processo integrado, por meio do pensamento abdutivo, para a resolução de problemas. O método pode ser aplicado na geração de novos produtos, serviços, sistemas ou processos inovadores com valor agregado, transformando em um negócio viável. Tal método é condizente com o conceito de inovação, que visa reelaborar modelos de negócios que não existem no mercado, atendendo às necessidades dos consumidores com novas ideias. A pesquisa concluiu que há aplicabilidade do design thinking na indústria da moda, visto que não exige grandes investimentos. Constata-se ainda, que tal metodologia ainda é pouco utilizada de fato nas corporações, não encontrando um caso real para demonstração.


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