CONTEXTUALIZAÇÃO DA MODA PRAIA BRASILEIRA: CENÁRIO NACIONAL E DE EXPORTAÇÃO

Larissa Aparecida Wachholz, Alline Barbosa Bampi, Giovana Idenaga Neves, Isabella Amais Miranda da Silva, Ana Caroline Siqueira Martins

Resumo


Esse estudo tem o objetivo de fazer uma análise da moda praia brasileira. Através da metodologia da revisão bibliográfica, retoma-se a história do biquíni, o qual, atrelado à imagem do país tropical e a sensualidade de suas mulheres, foi o responsável pela consolidação de uma boa imagem “made in Brazil” em associação à moda praia nacional. Analisa-se a inserção da moda praia no mercado externo, pela iniciativa tomada pelas marcas brasileiras do ramo, que perceberam oportunidade de negócio na demanda das estrangeiras por biquínis de qualidade e seu interesse pelo design e identidade brasileira. Percebe-se no resultados, que apesar dos esforços e talento dos profissionais brasileiros na busca pela internacionalização, o mercado externo ainda tem importância reduzida em comparação ao cenário nacional. Considera-se que as expansões das exportações poderiam impactar positivamente na economia interna, uma vez que a brasilidade associada à moda praia, fator positivo e determinante para o sucesso das vendas dos artigos, poderia ser perpassada, na mente dos consumidores, à outros produtos de origem brasileira, beneficiando outros segmentos.  


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Referências


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