TRATAMENTO DE SUPERFICIE EM MATERIAIS TÊXTEIS COMPOSTOS ALGODÃO POR PLASMA
Resumo
Dentre as técnicas de modificação de superfícies aplicadas na indústria para melhorar adesão, o tratamento por plasma é amplamente utilizado. Durante o tratamento por plasma, espécies ativas são geradas, as quais podem reagir com a superfície do polímero ocasionando quebra de cadeias e formação de radicais, criando assim grupos polares na superfície e conseqüentemente, aumentando a sua energia superficial, propriedade de adesão e absorção de água. Neste trabalho utilizaram-se tecidos de algodão, que nos processos convencionais de preparação de tecidos pré tingimento são usados agentes químicos que agridem os efluentes têxteis, assim o tratamento com plasma propõe-se como tratamento prévio do material sem ação de tais agentes, sendo tratamento único e apenas físico. Os objetivos deste trabalho são: verificar a ação do plasma em tecidos de algodão; obter hidrofilidade do tecido através do plasma e verificar em que condições se obtêm melhores resultados no tratamento com plasma. Tecidos de algodão engomados (cru) foram tratados com plasma com as seguintes variáveis: o tipo de gás (oxigênio e nitrogênio); tempo de tratamento, potência e pressão, em seguida foram submetidos a ensaio de hidrofilidade, que consiste em analisar o comportamento de uma gota depositada suavemente na superfície do tecido. Os resultados mostraram que tanto o oxigênio como o nitrogênio a partir de 30 segundos de tratamento se obtém grande absorção de água. Assim, o tratamento com plasma pode substituir os tratamentos convencionais, economizando etapas no processo e, sobretudo água e agentes químicos despejados nos efluentes. No máximo 250 palavras, tudo em Fonte times, corpo 12, espaçamento simples entre linhas. Lembre que o artigo na submissão inicial deverá ser enviado sem identificação, ou seja, os nomes dos autores e suas Instituições deverão estar em branco.
Texto completo:
pdfReferências
AMOROUX, J. Modification of the Wettability of a Poly(ethylrne Terephthalate) Film Treated by Corona Discharge in Air. Journal of Polymer Science: Polymer Chemistry Edition, v.19, p. 1373-1387, 1982.
CEGARRA J., Aplicaciones Del Plasma n el Acabado Têxtil. Revista de la Industria Têxtil, nº 358, 51-68. (1988).
FUCHS H., BOCHMAN R., POLL H.U., SCHREITER S., Textilveredlung, 3-4, 23, (1999).
GAO, S., ZENG, Y., Jounal Applied Polymer Science, v. 68, p 271-279, 1988.
GARBASSI, F., M., OCCHIELLO, E., Polymer Surface – from physics to technoloy. Chichester, John Wiley $ Sons, 1994, 462p. 1.
HART, K., HIBIST, H. Surface Modification of Polypropylene in Oxygen and Nitrogen Plasmas, Surface and Coatings Technology, v. 59, p. 350-355, 1983.
ÖZDOGAN, E,. SABER, R.,AYHAN, H., SEVENTEKIN, N., Coloration Technology, p 110-118, 2002
Apontamentos
- Não há apontamentos.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.