A DIMENSÃO CULTURAL DO CONSUMO DE MODA: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA

Carla Cristina Siqueira Martins, Ana Caroline Siqueira Martins

Resumo


O consumo de moda se revela como artifício para conseguir satisfação, prazer, status, representatividade, aceitação, e por que não, consciência e meio para conseguir sentido existencial. Por meio das transformações sociais e culturais, é possível considerar que a moda se tornou um dos meios mais proeminentes para exaltação e proliferação de um comportamento de consumo exacerbado, muitas vezes tido como consumista. A moda assim como o consumo são categorias relevantes na compreensão da sociedade, das ações e relações dos sujeitos, marcadas particularmente pela maneira articulada em que se estabelecem no cotidiano, bem como pelas mudanças comportamentais que influenciam e são influenciados. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo discutir teoricamente o tema moda e consumo, tendo como autores norteadores Gilles Lipovestky e Jean Baudrillard, a fim de revelar relações e aspectos inerentes à engrenagem que o consumo e a moda operam.


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